Entenda o funcionamento do vídeo inteligente e seus resultados

Publicado em Por FPB News Sem Comentários

CCTV BUILDING

Nos dias de  hoje, é cada vez mais comum a adopção de sistemas de vigilância por vídeo, tanto que esses produtos já representam a maior parcela do mercado de equipamentos de segurança electrônica no mundo. Como consequência do aumento dessa demanda, tem havido um constante aprimoramento nos softwares para atender às exigências cada vez mais complexas dos sistemas de vigilância.

Nos últimos anos, essa evolução da tecnologia permitiu que o CCTV (Closed circuit Television, em português, Circuito fechado de Televisão), ganhasse diferentes funcionalidades para actuar de maneira proactiva em sistemas de segurança. E um dos maiores avanços diante desse cenário foi o surgimento das soluções com vídeos analíticos, capazes de actuar de maneira eficaz na prevenção de situações de risco e, ao mesmo tempo, reduzir custos com mão-de-obra dedicada.

Neste artigo você vai saber mais sobre esse tipo de tecnologia, entender o funcionamento de vídeo inteligente e saber quais resultados ele pode oferecer para o seu negócio:

Como surgiu o vídeo inteligente?

A expansão do mercado de segurança evidenciou que investir em sistemas de vigilância com quantidades excessivas de equipamentos e profissionais não garantia a eficácia dos serviços de segurança.

Na prática, os especialistas perceberam que o grande volume de acções gravadas afectava negativamente o trabalho dos operadores, que tinham que analisar diversas informações simultaneamente, sem conseguir priorizar as situações de risco. Além disso, com esse tipo de sistema reactivo, muitos eventos e atividades acabavam sendo perdidos, e os comportamentos suspeitos não eram vistos a tempo de serem evitados.

Assim, para atender às exigências de todos os sectores, as empresas especializadas assumiram o desafio de qualificar o número de informações e diminuir a mão-de.obra dedicada. A partir daí, surgiu o chamado vídeo inteligente, ou vídeo analítico, que é um tipo de equipamento com tecnologia capaz de analisar streams de vídeo para detectar e determinar eventos temporais e espaciais automaticamente, para optimizar a captação de imagens e sua gestão de maneira mais eficaz.

Como funciona o vídeo inteligente?

O vídeo inteligente tem um funcionamento muito simples de se entender. Com base no mapeamento da área e da rotina a ser monitorada, as câmaras são conectadas a um sistema capaz de codificar o vídeo em busca de acções incomuns no ambiente. A cada vez que um evento inesperado ocorre, um alerta é emitido automaticamente para a equipe de vigilância.

Dependendo das suas necessidades de segurança, os vídeos inteligentes possuem tecnologias que os permitem actuar de maneira autônoma e eficaz quando uma situação anormal acontece. Por exemplo: se existe uma área na sua empresa onde só pode haver um número limitado de funcionários, você pode optar por softwares que fazem a contagem de pessoas e emitem um alerta toda vez que os limites forem ultrapassados.

Quais são os benefícios do vídeo inteligente?

Quando comparados aos sistemas tradicionais de vigilância, os vídeos inteligentes oferecem inúmeros benefícios. Em primeiro lugar, eles têm um melhor custo-benefício já que podem ser contratados como serviço, precisam de uma equipe menor de profissionais capacitados e têm necessidades reduzidas de armazenamento.

Contudo, uma das principais vantagens pouco observadas é que o vídeo inteligente ainda pode oferecer novas oportunidades de negócios para as empresas. Alguns sectores comerciais, por exemplo, usam este tipo de tecnologia para analisar a produção de seus funcionários, o comportamento dos clientes e até optimizar as demandas de trabalho em suas lojas.

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios que o vídeo inteligente tem, conheça as soluções que a FPB oferece e escolha os serviços que mais se adequam a sua empresa!

Deixe uma resposta